sábado, 28 de fevereiro de 2015

TORRE DE BABEL

Versículo para Memorizar: “O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado.” Pv 29:23

Texto biblico: Genesis 11:1-9

História biblica

Vocês lembram que Deus pediu para Noé e toda a sua familia construirem um barco, colocar um casal de cada animal, para se protegerem do diluvio?
Depois do dilúvio, as famílias cresceram e encheram a terra. Naquele tempo todos os povos falavam uma língua só, todos usavam as mesmas palavras. Alguns partiram do Oriente e chegaram a uma planície em Sinar, onde ficaram morando. Um dia disseram uns aos outros: — Vamos pessoal! Vamos fazer tijolos queimados! Assim, eles tinham tijolos para construir, em vez de pedras, e usavam piche, em vez de massa de pedreiro.
Aí disseram: — Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro. Deus vai gostar da nossa Torre, vamos fazer do nosso jeito. 


Então o SENHOR desceu para ver a cidade e a torre que aquela gente estava construindo. O SENHOR disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem.
Vamos descer e atrapalhar a língua que eles falam, a fim de que um não entenda o que o outro está dizendo. E todos começaram a falar línguas estranhas e ninguém mais se entendia. Assim, o SENHOR os espalhou pelo mundo inteiro, e eles pararam de construir a cidade. A cidade recebeu o nome de Babel, pois ali o SENHOR atrapalhou a língua falada por todos os moradores da terra e dali os espalhou pelo mundo inteiro.


 Deus fez com aquele povo, trocou a língua deles para que eles vissem que sem Deus eles não são nada. Aquele povo era um povo orgulhoso, achava que não precisava de Deus. Por causa do seu orgulho foi humilhado por Deus. Por isso devemos sondar o nosso coração, sermos humildes, isto agrada o coração do Pai. Alguma vez você já se sentiu muito importante, o “bonzão?” Achou que os outros dependiam de você em alguma tarefa ou atividade da escola, e que se você não tivesse lá, nada sairia bom? Que não existe ninguém que jogue tão bem quanto você? Pois bem, tudo isso é orgulho, e é pecado! Tudo o que você tem, tudo o que você sabe fazer, por exemplo, fazer um bolo gostoso, desenhar muito bem, ser o melhor jogador de futebol, seus dons e habilidades, vêm de Deus A sua inteligência em matemática, a facilidade em realizar uma atividade, você simplesmente é o que é, por causa do Senhor Jesus, então agradeça a Ele por tudo que você tem, seja HUMILDE!
Orgulho é pecado, tudo que temos e somos vêm de Deus!

ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO.   http://miriangalli.blogspot.com/

 Dinâmica

Divida a turma em grupos, cada grupo vai fazer uma torre com copos descartáveis e o  o grupo, que montar mais rápido a  sua torre  ganha. ( leve brindes).

Atividades manuais



* Pode ser feito em uma folha sulfite uma torre com palitos de picolé ou ate mesmo com palitos de fosforo. 

Oração final:

Orem com  as crianças e as ensinem a serem gratas  pelos milagres que elas estão recebendo, pois Deus se alegra de um coração grato e nao um coraçao cheio de orgulho.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

OBEDIENCIA

ARCA DE NOÉ



Texto Bíblico: Gênesis 6:8-22 // Hebreus 11:7

Para memorizar: " ... Noé era um homem justo e bom em suas gerações; Noé andava com Deus." Gênesis 6:9

Dinâmica

Distribua para cada criança um cartão com a foto de um bicho. 
A criança terá que imitar o bichinho que pegou, assim que o líder falar:
Lá vem o ... ( fala o nome do bichinho).
Atenção se a criança não quiser, não force pois pode constrange-la, se ela não quiser o líder com muito amor diz: Vamos todos ajudar o nosso amiguinho a imitar o seu bichinho?

Historia Bíblica:

Depois de Caim e Abel, os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, mas maldade também se multiplicava.As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más.
Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. 
Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio. 
Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Deus gostou da conduta de Noé  e desejou fazer o bem para ele.   Mas, por que Noé chamou a atenção de Deus? 



Noé era diferente dos demais homens do seu tempo, era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor. Noé se mantinha separado do pecado, tinha uma família bem definida, era um homem completamente diferente dos homens da sua época.
Por isso Deus ordenou: "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos e mulheres de seus filhos. Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra"


O Senhor lhe deu todas as instruções: tamanho, material que deveria usar, etc. Porque enviaria um dilúvio sobre a terra trazendo destruição a tudo o criado.
E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco. "Chover? Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns.
Você pode achar que o pedido de Deus era algo normal,pois nos dias de hoje e onde moramos chove sempre e as vezes em alguns lugares até alaga. Mas acontece que eles moravam em uma região seca, não tinha rio, nem mar. Além disso nunca havia chovido sobre a terra. O solo era regado por um vapor que subia da terra. Nunca ninguém tinha visto chuva.
Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer. Ainda que nunca tivesse visto cair chuva dos céus nem morasse perto de rios ou mares. Ainda que todos debochassem e tentassem frustrar os seus planos. Ele obedeceu à palavra de Deus. 
Durante cem anos, Noé e seus filhos construíram a arca. Você pode imaginar tudo o que eles ouviram nesse tempo?
“Tá ficando doido?”
“Vai fazer o que com esse barco enorme, se não tem rio pra navegar?”
Agora pense: 100 anos ouvindo, todos os dias, as mesmas gracinhas, piadas, xingamentos. Mas Noé não desistiu. Ele não perdeu o animo nem a fé em Deus. Continuo e enquanto construía, procurava falar do amor de Deus àquelas pessoas.


Quando a arca ficou pronta, ele entrou, com toda sua família e os animais. 
Noé tinha feito tudo o que Deus lhe havia mandado: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:22)


A chuva começou a cair, foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca, pois Deus tinha trancado por fora. Era tarde demais.
O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.


Depois que a chuva parou, as águas demoraram a baixar. Quando a arca repousou sobre o Monte Ararat, Noé esperou alguns dias e soltou, primeiro, um corvo. Ele saiu e voltou, pouco tempo depois. Noé esperou mais alguns dias e soltou uma pomba, que voltou. Mais alguns dias, Noé soltou outra pomba, que voltou com uma folha de oliveira no bico, sinal que a terra havia secado. Depois, ele a soltou de novo, e ela não voltou. 



Ele esperou, então, a ordem de Deus para sair da arca, e, ao sair, sua primeira atitude foi levantar um altar ao Senhor e adorá-lo.
Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.
Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa


Obedecer parece muito difícil, e nem falar quando não entendemos aquilo que nos pedem para  fazer. Sempre queremos entender ou saber os motivos dos pedidos. Mas Noé creu no Senhor e obedeceu sem perguntas nem reclamações.
Muitas vezes dizemos que temos fé, mas não obedecemos o que o Senhor manda, se crermos no Senhor devemos obedecer. O sinal de uma pessoa que tem fé é a sua obediência.
Devemos ter um coração como o de Noé que apesar de ter muita oposição, deboches, apesar de não entender o pedido do Senhor, ele obedeceu e foi perseverante em fazer aquilo que o Senhor lhe pediu.

Momento da oração: Fazer com que as crianças peçam a Deus que as ajudem serem sempre obedientes, a Deus, aos seus pais, as professores. 

Atividade de Fixação: 

Leve uma arca já montada e alguns pares de bichinhos, e no momento da historia peça para que cada crianças montes os casais de bichos e colem na arca.


Trabalhos Manuais

Pintar a arca e os bichinhos colando -os na parte de dentro ( na parte onde tem o quadrado),  assim que colarem os bichinhos dobre ao meio fechando a arca.





segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

INVEJA NAO!!!!!

CAIM E ABEL

Texto Bíblico: Gênesis Cap 04 Vers 01 ao 16 .

Para memorizar: “Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.” Tiago 3:16 .

HISTORIA BÍBLICA

Hoje vou contar a historia das primeiras crianças da terra. Quem sabe me dizer o nome dessas crianças? 
Isso mesmo! Caim e Abel.

Caim e Abel


Vamos falar sobre a oferta de Caim e Abel e do sentimento que gerou com isso.
Caim era agricultor e Abel era pastor de ovelhas. 
Caim e Abel foram levar suas ofertas para adorar a Deus.
Caim levou do fruto de sua terra e  Abel, o melhor cordeiro de seu rebanho. O primeiro nascido. 
O Senhor Deus, ficou muito contente com a oferta de Abel e aceitou.
Quanto a oferta de Caim, Deus rejeitou.


Sabem o por que que Deus não aceitou a oferta de Caim crianças?
Deus conhece o nosso coração. E só Deus sabia o que tinha no coração de Caim. 
Por isso quando ofertarmos, devemos ofertar com alegria, com um coração limpo. Não podemos nos preocupar de abrir mão do que estamos ofertando. Seja o que for. 
Devemos dar com alegria o melhor para Deus ,seja o nosso tempo, ou dinheiro, etc. Pois Deus só nos dá o melhor.
Caim vendo que Deus aceitou a oferta de Abel, ficou furioso. Sentiu algo terrível em seu coração.
Sentiu inveja de seu irmão.


Então Deus disse a Caim : Por que você está com raiva e anda com essa cara emburrada? Se tivesse feito o que é certo,com alegria estaria feliz agora. Faça o bem que será aceito. E se continuares agindo mal, o pecado está na porta, a sua espera. Ele quer domina-lo e você precisa vence-lo.
Deus está sempre nos vendo. 
Ele viu a cara de Caim e vê como estamos nos comportando. Deus sabe se temos inveja de alguém. E nos avisa, que é um pecado, que está batendo a nossa porta e devemos mandar ele pra bem longe de nós.
Mas em vez de Caim ouvir a Deus, ele deixou a inveja tomar conta de sua vida. E convidou Abel, seu irmão a ir até o campo lá fez algo terrível , matou o seu irmão. 



Deixando que o sentimento ruim que estava em seu coração vencesse.
O coração de Caim continuava cada vez mais sujo. 
Não havia nem arrependimento do que fez. 
Deus conhece tudo, e  perguntou para ele onde estava o irmão dele, mas ele disse que não sabia. Deus sabia o que tinha acontecido mas quis dar uma chance de Caim se arrepender.
Mas ele não se arrependeu e Deus o castigou. Ele teve que viver longe de todos e da terra ele não teria mais fruto, porque deixou a inveja tomar conta do seu coração.

Então crianças quando alguém receber um parabéns por algo que fez e você não, não fique com inveja. 
Da próxima vez faça o teu melhor para receber a recompensa também.


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO

 Faça duas cestas bem bonitas, e depois escreva atitudes e palavras que agradam a Deus e atitudes e palavras que não agradam a Deus. 
Depois coloque o nome na cesta, uma é de Caim e a outra é de Abel. 
Peça para que as crianças coloquem nas cestas as atitudes e palavras que cada um deve ter para agradar a Deus.

LOUVOR 

* O sabão lava meu rostinho...


ATIVIDADES DE FIXAÇÃO