terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

OBEDIENCIA

ARCA DE NOÉ



Texto Bíblico: Gênesis 6:8-22 // Hebreus 11:7

Para memorizar: " ... Noé era um homem justo e bom em suas gerações; Noé andava com Deus." Gênesis 6:9

Dinâmica

Distribua para cada criança um cartão com a foto de um bicho. 
A criança terá que imitar o bichinho que pegou, assim que o líder falar:
Lá vem o ... ( fala o nome do bichinho).
Atenção se a criança não quiser, não force pois pode constrange-la, se ela não quiser o líder com muito amor diz: Vamos todos ajudar o nosso amiguinho a imitar o seu bichinho?

Historia Bíblica:

Depois de Caim e Abel, os homens começaram a se multiplicar sobre a face da terra, mas maldade também se multiplicava.As pessoas brigavam e faziam muitas coisas más.
Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele havia feito com tanto amor, serem tão maus. 
Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva bem forte, um dilúvio. 
Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus se lembrou de Noé, que era um bom homem, e prometeu que salvaria a ele e à sua família. Deus gostou da conduta de Noé  e desejou fazer o bem para ele.   Mas, por que Noé chamou a atenção de Deus? 



Noé era diferente dos demais homens do seu tempo, era um homem justo e reto, que andava no temor do Senhor. Noé se mantinha separado do pecado, tinha uma família bem definida, era um homem completamente diferente dos homens da sua época.
Por isso Deus ordenou: "Noé, construa um barco bem grande e entre nele com seus filhos e mulheres de seus filhos. Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra"


O Senhor lhe deu todas as instruções: tamanho, material que deveria usar, etc. Porque enviaria um dilúvio sobre a terra trazendo destruição a tudo o criado.
E assim Noé fez. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam, o chamavam de louco. "Chover? Que idéia absurda! Nunca choveu..." diziam alguns.
Você pode achar que o pedido de Deus era algo normal,pois nos dias de hoje e onde moramos chove sempre e as vezes em alguns lugares até alaga. Mas acontece que eles moravam em uma região seca, não tinha rio, nem mar. Além disso nunca havia chovido sobre a terra. O solo era regado por um vapor que subia da terra. Nunca ninguém tinha visto chuva.
Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer. Ainda que nunca tivesse visto cair chuva dos céus nem morasse perto de rios ou mares. Ainda que todos debochassem e tentassem frustrar os seus planos. Ele obedeceu à palavra de Deus. 
Durante cem anos, Noé e seus filhos construíram a arca. Você pode imaginar tudo o que eles ouviram nesse tempo?
“Tá ficando doido?”
“Vai fazer o que com esse barco enorme, se não tem rio pra navegar?”
Agora pense: 100 anos ouvindo, todos os dias, as mesmas gracinhas, piadas, xingamentos. Mas Noé não desistiu. Ele não perdeu o animo nem a fé em Deus. Continuo e enquanto construía, procurava falar do amor de Deus àquelas pessoas.


Quando a arca ficou pronta, ele entrou, com toda sua família e os animais. 
Noé tinha feito tudo o que Deus lhe havia mandado: “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:22)


A chuva começou a cair, foi uma chuva muita forte, que transbordou rios, encobriu casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca, pois Deus tinha trancado por fora. Era tarde demais.
O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.


Depois que a chuva parou, as águas demoraram a baixar. Quando a arca repousou sobre o Monte Ararat, Noé esperou alguns dias e soltou, primeiro, um corvo. Ele saiu e voltou, pouco tempo depois. Noé esperou mais alguns dias e soltou uma pomba, que voltou. Mais alguns dias, Noé soltou outra pomba, que voltou com uma folha de oliveira no bico, sinal que a terra havia secado. Depois, ele a soltou de novo, e ela não voltou. 



Ele esperou, então, a ordem de Deus para sair da arca, e, ao sair, sua primeira atitude foi levantar um altar ao Senhor e adorá-lo.
Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.
Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco colorido entre as nuvens, estejamos nos lembrando da promessa


Obedecer parece muito difícil, e nem falar quando não entendemos aquilo que nos pedem para  fazer. Sempre queremos entender ou saber os motivos dos pedidos. Mas Noé creu no Senhor e obedeceu sem perguntas nem reclamações.
Muitas vezes dizemos que temos fé, mas não obedecemos o que o Senhor manda, se crermos no Senhor devemos obedecer. O sinal de uma pessoa que tem fé é a sua obediência.
Devemos ter um coração como o de Noé que apesar de ter muita oposição, deboches, apesar de não entender o pedido do Senhor, ele obedeceu e foi perseverante em fazer aquilo que o Senhor lhe pediu.

Momento da oração: Fazer com que as crianças peçam a Deus que as ajudem serem sempre obedientes, a Deus, aos seus pais, as professores. 

Atividade de Fixação: 

Leve uma arca já montada e alguns pares de bichinhos, e no momento da historia peça para que cada crianças montes os casais de bichos e colem na arca.


Trabalhos Manuais

Pintar a arca e os bichinhos colando -os na parte de dentro ( na parte onde tem o quadrado),  assim que colarem os bichinhos dobre ao meio fechando a arca.





Nenhum comentário:

Postar um comentário