quinta-feira, 26 de março de 2015

DEZ MANDAMENTOS

6° MANDAMENTO


NÃO MATARÁS


VERSÍCULO CHAVE:"Não matarás, por que Deus deu a vida e só ele pode tira-la"Êxodo 20:13


        Não matarás por que Deus que deu a vida e só ele pode tira-la.                                 Se matamos alguém estaremos desobedecendo mais uma das leis de Deus.               Deus fica triste com mãos que matam.Nunca matem ninguém se não quiserem que Deus fique triste com vocês.





quarta-feira, 25 de março de 2015

DEZ MANDAMENTOS

5° MANDAMENTO


HONRAR SEU PAI E SUA MÃE


VERSÍCULO CHAVE:"Respeite seu pai e sua mãe,para que você viva muito tempo"Êxodo 20:12


     Respeite seus pais,se você quiser viver bastante.
     Quando você responde seus pais,gritar com eles,se você  levantar a sua mão para seus pais qualquer uma destas coisas,se você fizer perde um dia de sua vida.
     Então nunca responda,grite com seus pais para viver bastante.











DEZ MANDAMENTOS

4° MANDAMENTO


GUARDE UM DIA PARA O SENHOR JESUS


Versículo chave:"Guarde um dia para o Senhor,faça todo seu trabalho em seis dias e no sétimo dia só adore ao Senhor" Êxodo 20:8-11


      Todos temos que guardar um dia para adorar ao Senhor Jesus, faça seu trabalho em seis dias, e no sétimo dia adore a Deus.
       Vocês lembram da história da Criação lembram que Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo dia parou para observar o que tinha feito ou seja descansou.
       Por exemplo agora estamos tirando este momento para adorar ao Senhor Jesus.
       Então nunca se esqueçam de tirar um dia para o Senhor.





DEZ MANDAMENTOS

3° MANDAMENTO

  NÃO FALE O NOME DE DEUS EM VÃO

VERSÍCULO CHAVE: "Não use o nome de Deus sem respeito". Êxodo 20:7

    Nós não devemos usar o nome de Deus sem respeito,sabia?
    Por que ele é nosso Senhor, e ele fica muito triste se não tivermos respeito de seu nome.
    Então toda vez que forem falar o nome de Deus tenham respeito,para que Deus não fique triste com você. 




segunda-feira, 23 de março de 2015

DEZ MANDAMENTOS

2° MANDAMENTO


NÃO ADORE OUTROS DEUSES


VERSÍCULO CHAVE:"Não adore outros deuses alem de mim, pois sou o único a ser adorado" Êxodo 20:3-6


    Se conseguirmos obedecer o 1° mandamento, conseguiremos obedecer este.  

       Deus não gosta quando adoramos coisas como:estátuas, desenhos, imagens,etc.

     Deus fica muito triste quando falamos assim:"eu adoro esse desenho".Deus é o único a ser adorado e mais nada.

             
 


 

     

sábado, 21 de março de 2015

DEZ MANDAMENTOS

  MANDAMENTO


VERSÍCULO CHAVE "Não adore outros deuses, adore somente a mim" êxodo 20:3

TEXTO BÍBLICO

O que você tem adorado? brinquedos,computador,celular, etc.
Nada pode tomar o lugar de Deus.
Eu posso gostar das minhas coisas mas somente a Deus devemos adorar.

ATIVIDADES






sábado, 14 de março de 2015

Davi e Golias

VERSICULO CHAVE: Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

TEXTO BIBLICO: 1 Samuel 16 e 17

HISTORIA BIBLICA

Davi era o filho mais novo de Jessé. Ele passava o dia no campo cuidando das ovelhas de seu pai. Um certo dia Deus se dirigiu ao profeta Samuel para que ele fosse a casa de Jessé escolher um novo rei para Israel.
Na época Saul era o rei, mas Deus não estava contente com ele.
Quando Samuel chegou á casa  de Jessé, viu os seus sete filhos, logo pensou que o mais velho, que era alto e forte, seria o escolhido por Deus. Deus, porem lhe disse: -”não olhes a aparência e nem a altura; porque Deus não vê como vê o homem”.
Como nenhum dos que estavam em casa tinham sido escolhidos, Samuel perguntou se Jessé tinha mais algum filho. Jessé então respondeu que o mais novo estava cuidando das ovelhas no campo. Davi foi chamado para voltar para casa. Ao chegar em casa Samuel disse que Davi era o escolhido de Deus para ser o rei de Israel.


Nessa época, os israelitas estavam lutando contra os filisteus. Saul havia convocado todos para lutar contra os filisteus. Até os três irmãos mais velhos de Davi haviam partido para a guerra.
Os filisteus tinham entre o seu exercito um gigante de quase três metros de altura, chamado Golias.Os israelitas tinham muito medo dele.
Durante quarenta dias Golias insultou o povo de Israel.


O exercito de Israel estava com muito medo. Ninguém tinha coragem de enfrentá-lo até que chegou Davi, que ao ouvir os insultos de Golias, resolveu enfrentá-lo em nome de Deus.
Quando Saul soube da coragem de Davi, tentou convencê-lo a não enfrentar o gigante porque ainda era muito jovem e além de tudo era apenas um pastor de ovelhas. Davi então falou ao rei Saul de como tinha matado um leão e um urso, e de como Deus o tinha livrado.
Saul ouvindo estas palavras tentou vestir uma armadura em Davi, mas como pesava muito tirou a roupa de guerra.


Davi, então, pegou o seu cajado e cinco pedras e partiu para enfrentar Golias. Ao vê-lo franzino, Golias riu muito de Davi. Davi respondeu que lutava em nome de Deus e assim com uma funda atirou uma pedra que o acertou na testa matando-o.
O exercito filisteu, percebendo que o seu herói estava morto, fugiu. O exercito de Israel derrotou então os filisteus. Assim Davi venceu Golias e os filisteus.


Davi não foi coroado rei de imediato, teve que passar por muitas dificuldades, porém ele louvava a Deus e o louvor nos fortalece. Muitas vezes temos as nossas forças renovadas no momento que louvamos a Deus. Essa ação é sobrenatural e é realizada pelo Espírito Santo de Deus, o nosso amigo, aquele a quem Jesus nos enviou para que não ficássemos sozinhos.
Confie em Deus como fez Davi e LOUVE com todas as suas forças, pois assim como Deus cumpriu a promessa que fez a Davi e ele foi coroado rei de Israel, Deus irá cumprir todas as promessas que fez para a sua vida mesmo que essa promessa tenha sido feita a muito tempo.

ATIVIDADES







quarta-feira, 4 de março de 2015

Sansão

Leitura bíblicaJuízes:13;16 1-31

Versículo para memorizar:  "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens"  Atos: 5.29b


  Há muito tempo atrás,os filhos de Israel,continuaram fazendo o que deixava Deus muito triste,por causa disso permitiu que ficassem escravos dos filisteus por 40 anos.                                                                                               

Na tribo de Dã,existia um servo de Deus, obediente e ele orava muito a Deus todos os dias pedindo que tirassem eles daquela escravidão.Seu nome era Manoá, e sua mulher era estéril(mulher que não pode ter filho), mas desejava muito ter um filho.                                                                                        

 Um dia um anjo apareceu para esposa de Manoá e disse a ela que Deus daria a ela um filho que ia começar a libertar seu povo das mãos dos filisteus.Mas Deus pediu para manter segredo,pois ele seria o nazireu.(pessoa que tinha voto particular com Deus era separado para um serviço especial e não poderia beber bebida alcoólica, nem cortar o cabelo ou rapar a cabeça e nem tocar em um corpo morto).Quebrar esse voto seria desobediência a Deus.                     

 Assim Deus cumpriu sua promessa e deu um lindo menino para Manoá, Manoá e sua esposa o chamaram de Sansão,Sansão cresceu e virou um homem forte e saudável.                                                                                                   

Quando era um rapaz os perigos pareciam atrai-lo.Um dia um leão atacou Sansão e sem nenhuma arma em sua mãos matou o leão.Sansão chamou muita atenção dos filisteus por causa de sua força, e eles queriam saber a razão de tanta força. Então eles começaram a perseguir Sansão e sua família.Sansão se meteu em muitas confusões com filisteus e por isso perdeu sua esposa.               

Outra vez Sansão se meteu em confusão, colocou fogo no rabo de 300 raposas e soltou-as no campo dos filisteus e tudo começou a pegar fogo.Quando os filisteus tentaram prender Sansão, ele arrebentou as cordas e machucou 1000 homens de uma só vez com uma queixada de jumento.                             

   Em um  outro dia os filisteus planejavam matar Sansão bem cedo,mas no meio da noite Sansão acordou se levantou e arrancou as portas da entrada da cidade e colocou-as nos ombros e as levo para cima do monte.Sansão recebia força de Deus por que nem 10 homens conseguiriam levantar aquela porta, ele sabia que se não obedecesse, não seria mas o nazireu de Deus.                              

Certo  dia Sansão conheceu uma moça filistéia, chamada Dalila e se apaixonou por ela. Quando os filisteus ficaram sabendo, logo se aproveitaram para pedir a Dalila que descobrisse o segredo da força de Sansão, em troca disso receberia muitas recompensas.                                                                               

  Então Dalila foi perguntar a Sansão o segredo de sua força, então Sansão fez uma brincadeira com ela e falou se o amarrasse-o com 7 cordas novas ele ficaria fraco.Então Dalila o amarrou com cordas e ele as arrebentou como se fosse fios.Dalila reclamou por ele ter engado ela 3 vezes, mas Dalila não desistiu e continuou perguntando,então Dalila falou:"Você não me ama mais então" Dai Sansão resolver contar a verdade para Dalila.Nessa hora Sansão quebrou o voto que tinha com Deus, ele desobedeceu, Sansão fez a escolha errada.Quando teve oportunidade Dalila fez Sansão dormir(talvez tenha dado a ele bebida alcoólica) e chamou um homem que cortou o cabelo de Sansão.


Quando Sansão acordou percebeu que não tinha mais força porque tinha desobedecido a Deus.                                                                              

Então Dalila foi falar para os filisteus e eles foram prender Sansão e ele não pode fazer nada por que não tinha mais força,então os filisteus furaram seus olhos e o levaram para trabalhar no moinho.Durante o tempo que ficou preso seu cabelo cresceu de novo,Sansão estava muito arrependido por ter desobedecido da Deus provavelmente pediu para que Deus o perdoasse.          

Certo dia os filisteus foram adorar a um deus dele chamado Dagon no templo e resolveram levar Sansão para se divertirem com ele Sansão estava muito cansado e pediu para o homem que o guiava para se apoiar entre 2 colunas.Nesse momento Sansão pediu a Deus que devolvesse sua força de volta, para que pudesse acabar com os filisteus.Na mesma hora Sansão senti sua força de volta, e se abraçou nas colunas e disse:"morra eu com os filisteus" e empurrou as colunas e todo o templo desmoronou sobre aqueles que estavam ali e com eles ali morreu Sansão.                                                        

Assim Sansão venceu seus inimigos, mesmo que tenha custado sua vida.Sua família sabendo do acontecido foram buscar o corpo de Sansão para enterra-lo.


Objetivo da aula: levar a criança entender que obedecer ao Senhor é mais importante.Pois a nossa força vem de Deus.

Fixação da aula: escolha uma criança, de preferencia grande, que não tenha medo do barulho da bexiga.
Encha bexigas não muito cheias, e coloque dentro da blusa fazendo as crianças entenderem que aquilo significa a força.Fale para elas quando Sansão desobedeceu ele perdeu a força (estoure a bexiga com um palito).


  Trabalhos Manuais: