quarta-feira, 4 de março de 2015

Sansão

Leitura bíblicaJuízes:13;16 1-31

Versículo para memorizar:  "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens"  Atos: 5.29b


  Há muito tempo atrás,os filhos de Israel,continuaram fazendo o que deixava Deus muito triste,por causa disso permitiu que ficassem escravos dos filisteus por 40 anos.                                                                                               

Na tribo de Dã,existia um servo de Deus, obediente e ele orava muito a Deus todos os dias pedindo que tirassem eles daquela escravidão.Seu nome era Manoá, e sua mulher era estéril(mulher que não pode ter filho), mas desejava muito ter um filho.                                                                                        

 Um dia um anjo apareceu para esposa de Manoá e disse a ela que Deus daria a ela um filho que ia começar a libertar seu povo das mãos dos filisteus.Mas Deus pediu para manter segredo,pois ele seria o nazireu.(pessoa que tinha voto particular com Deus era separado para um serviço especial e não poderia beber bebida alcoólica, nem cortar o cabelo ou rapar a cabeça e nem tocar em um corpo morto).Quebrar esse voto seria desobediência a Deus.                     

 Assim Deus cumpriu sua promessa e deu um lindo menino para Manoá, Manoá e sua esposa o chamaram de Sansão,Sansão cresceu e virou um homem forte e saudável.                                                                                                   

Quando era um rapaz os perigos pareciam atrai-lo.Um dia um leão atacou Sansão e sem nenhuma arma em sua mãos matou o leão.Sansão chamou muita atenção dos filisteus por causa de sua força, e eles queriam saber a razão de tanta força. Então eles começaram a perseguir Sansão e sua família.Sansão se meteu em muitas confusões com filisteus e por isso perdeu sua esposa.               

Outra vez Sansão se meteu em confusão, colocou fogo no rabo de 300 raposas e soltou-as no campo dos filisteus e tudo começou a pegar fogo.Quando os filisteus tentaram prender Sansão, ele arrebentou as cordas e machucou 1000 homens de uma só vez com uma queixada de jumento.                             

   Em um  outro dia os filisteus planejavam matar Sansão bem cedo,mas no meio da noite Sansão acordou se levantou e arrancou as portas da entrada da cidade e colocou-as nos ombros e as levo para cima do monte.Sansão recebia força de Deus por que nem 10 homens conseguiriam levantar aquela porta, ele sabia que se não obedecesse, não seria mas o nazireu de Deus.                              

Certo  dia Sansão conheceu uma moça filistéia, chamada Dalila e se apaixonou por ela. Quando os filisteus ficaram sabendo, logo se aproveitaram para pedir a Dalila que descobrisse o segredo da força de Sansão, em troca disso receberia muitas recompensas.                                                                               

  Então Dalila foi perguntar a Sansão o segredo de sua força, então Sansão fez uma brincadeira com ela e falou se o amarrasse-o com 7 cordas novas ele ficaria fraco.Então Dalila o amarrou com cordas e ele as arrebentou como se fosse fios.Dalila reclamou por ele ter engado ela 3 vezes, mas Dalila não desistiu e continuou perguntando,então Dalila falou:"Você não me ama mais então" Dai Sansão resolver contar a verdade para Dalila.Nessa hora Sansão quebrou o voto que tinha com Deus, ele desobedeceu, Sansão fez a escolha errada.Quando teve oportunidade Dalila fez Sansão dormir(talvez tenha dado a ele bebida alcoólica) e chamou um homem que cortou o cabelo de Sansão.


Quando Sansão acordou percebeu que não tinha mais força porque tinha desobedecido a Deus.                                                                              

Então Dalila foi falar para os filisteus e eles foram prender Sansão e ele não pode fazer nada por que não tinha mais força,então os filisteus furaram seus olhos e o levaram para trabalhar no moinho.Durante o tempo que ficou preso seu cabelo cresceu de novo,Sansão estava muito arrependido por ter desobedecido da Deus provavelmente pediu para que Deus o perdoasse.          

Certo dia os filisteus foram adorar a um deus dele chamado Dagon no templo e resolveram levar Sansão para se divertirem com ele Sansão estava muito cansado e pediu para o homem que o guiava para se apoiar entre 2 colunas.Nesse momento Sansão pediu a Deus que devolvesse sua força de volta, para que pudesse acabar com os filisteus.Na mesma hora Sansão senti sua força de volta, e se abraçou nas colunas e disse:"morra eu com os filisteus" e empurrou as colunas e todo o templo desmoronou sobre aqueles que estavam ali e com eles ali morreu Sansão.                                                        

Assim Sansão venceu seus inimigos, mesmo que tenha custado sua vida.Sua família sabendo do acontecido foram buscar o corpo de Sansão para enterra-lo.


Objetivo da aula: levar a criança entender que obedecer ao Senhor é mais importante.Pois a nossa força vem de Deus.

Fixação da aula: escolha uma criança, de preferencia grande, que não tenha medo do barulho da bexiga.
Encha bexigas não muito cheias, e coloque dentro da blusa fazendo as crianças entenderem que aquilo significa a força.Fale para elas quando Sansão desobedeceu ele perdeu a força (estoure a bexiga com um palito).


  Trabalhos Manuais:














Nenhum comentário:

Postar um comentário